Mostrando postagens com marcador salgados. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador salgados. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Sonso
















Ingredientes 

1kg de mandioca cozida com sal 
75g de manteiga 
1 ovo 
250g de queijo meia-cura ralado 
100ml de leite (para regar) 

Numa tigela, coloque 1 kg de mandioca cozida ainda quente e amasse com o auxílio de um garfo ou amassador de batata. 

Obs: É melhor não passar a mandioca no processador para não tirar o toque rústico do prato. 

Junte 75 g de manteiga, 1 ovo e 250g de queijo. Misture bem. Para a montagem: Numa assadeira retangular (25cm x 20cm com 4cm de altura), untada com manteiga, coloque a massa de mandioca e polvilhe queijo meia-cura por cima. Regue com o leite e leve ao forno a 200°C por cerca de 20 minutos para gratinar. 

Opção: Sonso no palito Junte 250g de queijo meia-cura ralado em toda a massa. Não coloque leite. Espere a massa esfriar. Unte as mãos com óleo e modele o equivalente a 1 colher (sopa) de massa. Envolva-a num palito de churrasco, como um bolinho. Leve para fritar ou grelhar. 

Receita do Programa Mais Você

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Bolinhos Rápidos

Ingredientes

2 copos de leite
2 1/2 copos de farinha de trigo
2 colheres de sal
2 ovos


Leve ao fogo todos os ingredientes até virar um "angú." Deixe esfriar e amasse com 2 ovos. Enrole os bolinhos e leve para assar.

sábado, 12 de julho de 2008

Segredo

Ingredientes

2 latas de milho verde (com a água da conserva)
3 xícaras (chá) de leite
4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
4 colheres (sopa) de manteiga
4 ovos
4 xícaras de farinha de trigo
Cebola, salsa e cebolinha a gosto
Farinha de pão


Bata todos os ingredientes rapidamente no liquificador, menos a farinha de trigo. Coloque numa panela, acrescente a farinha de trigo, misture bem e leve ao fogo até cozinhar. Deixe esfriar, faça bolinhas e recheie cada bolinha com um pedacinho de catupiry ou mussarela. Passe no leite e em seguida na farinha de pão. Frite e sirva quentinho, como tira-gosto.

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Grissini - Palitos salgados de erva-doce















Ingredientes


2 1/4 xícaras (chá) de farinha de trigo
100g de manteiga
1/2 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de fermento em pó
Sementes de erva-doce o quanto baste
Sal a gosto
1 gema de ovo para pincelar

  1. Em uma tigela, coloque a farinha, a manteiga, o leite e o fermento em pó. Misture bem. Termine de trabalhar a massa sobre uma superfície lisa e uniforme. Não manipule muito a massa para não talhar. Embrulhe a massa em filme plástico e leve à geladeira por no mínimo 30 minutos.
  2. Polvilhe farinha sobre uma superfície lisa e abra a massa com um rolo. Polvilhe as sementes de erva-doce sobre toda a superfície da massa.
  3. Passe o rolo novamente sobre a massa para que as sementes se prendam. Pincele com a gema toda a superfície da massa. Polvilhe sal a gosto. Com um cortador de pizza, ou uma faquinha, corte tirinhas da massa (cerca de 0,5cm de espessura). O comprimento do bastão pode ficar a seu critério. Reserve.
  4. Ligue o forno em temperatura média (180° C). Unte duas assadeiras grandes com farinha e manteiga. Pegue cada tirinha da massa e torça com cuidado, fazendo um parafuso. Coloque cada tirinha sobre a assadeira, deixando um espaço entre elas.
  5. Leve as assadeiras ao forno pré-aquecido e deixe assar por 15 minutos ou até que a massa fique dourada e crocante.
  6. Retire as assadeiras do forno e deixe esfriar. Retire os biscoitos e coloque num recipiente com tampa.
  7. Conserve em local seco e arejado.

Fonte: panelinha.ig.com.br

sábado, 21 de junho de 2008

Abobrinha Com Ovos

Ingredientes

2 abobrinhas
2 ovos ligeiramente batidos
2 colheres (sopa) de óleo
1 colher (sopa) de cebola ralada
1 tomate picadinho
1 colher (sopa) de aveia em flocos Quaker
Salsa
Cebolinha
Sal e pimenta-do-reino a gosto


  1. Raspe as abobrinhas, lave-as e parta em fatias bem finas.
  2. Refogue as fatias de abobrinha no óleo.
  3. Junte a cebola, o tomate, o sal e a pimenta.
  4. Tampe a panela e deixe as abobrinhas em fogo baixo até ficarem bem macias.
  5. Despeje os ovos, a salsa e a cebolinha picadinha, a aveia e mexa.

* Esta receita me parece incompleta... Não sei onde foi parar o restante dela. Mas gostei tanto que vou deixar aqui assim mesmo, para você atiçar sua curiosidade e criatividade! rs