Ingredientes
2 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 xícara de açúcar mascavo
1 xícara de margarina
2 ovos inteiros
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 barra de chocolate meio-amargo em pedacinhos
150g de castanhas-do-Pará
- Junte a farinha de trigo e o bicarbonato e reserve. Misture em outro recipiente o açúcar branco, o mascavo, a margarina e os ovos, mexendo sempre. Agora, junte as duas misturas. Acrescente a essência de baunilha, as castanhas-do-Pará e, por último, o chocolate. A massa deve descansar por 30 minutos antes de ir ao forno. Unte a forma (grande) e coloque a massa em colheradas a uma boa distância. Coloque para assar em forno médio por 10 a 12 minutos. Tire quando ainda estiver quente (com uma espátula para não quebrar). Deve ser guardado em potes ou vidros.
Mostrando postagens com marcador biscoitos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador biscoitos. Mostrar todas as postagens
quarta-feira, 25 de junho de 2008
Carolinas
Ingredientes
16 colheres (chá) de farinha de trigo
12 colheres (chá) de amido de milho
2 copos de água
1 colher (chá) de sal
1 tablete de margarina
5 ovos
2 colheres (chá) de fermento em pó
Recheio
1/4 litro de creme de leite fresco
7 colheres (chá) de açúcar
16 colheres (chá) de farinha de trigo
12 colheres (chá) de amido de milho
2 copos de água
1 colher (chá) de sal
1 tablete de margarina
5 ovos
2 colheres (chá) de fermento em pó
Recheio
1/4 litro de creme de leite fresco
7 colheres (chá) de açúcar
- Ferva a água com o sal e a margarina.
- Em seguida, adicione o amido de milho e a farinha de trigo aos poucos.
- Misture bem até ver o fundo da panela. Deixe esfriar.
- Depois de frio, junte os ovos inteiros e misture as duas colheres de fermento em pó.
- Amasse com as mãos. A massa deve ficar média, não muito grossa.
- Coloque em um saquinho com um furo.
- Leve para assar. Depois de assadas, corte e coloque o recheio.
Bolachinhas Ana Paula
Ingredientes
10 colheres (sopa-cheias) de farinha de trigo
9 colheres (sopa-rasas) de açúcar
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 ovos inteiros
100g de margarina
- Misture todos os ingredientes e, com uma colher de cafezinho, coloque em assadeira untada e polvilhada. Faça bolinhas pequenas, pois crescem muito.
10 colheres (sopa-cheias) de farinha de trigo
9 colheres (sopa-rasas) de açúcar
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 ovos inteiros
100g de margarina
- Misture todos os ingredientes e, com uma colher de cafezinho, coloque em assadeira untada e polvilhada. Faça bolinhas pequenas, pois crescem muito.
Biscoitos Delícia
Ingredientes
1 xícara de fubá
1 xícara de açúcar
2 xícaras de araruta
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de fermento
2 ovos
1 pitada de sal
- Misture o açúcar com a manteiga. Acrescente uma pitada de sal, o fubá, a araruta, o fermento e, por último, os ovos. Amasse bem, faça os biscoitinhos e leve para assar.
1 xícara de fubá
1 xícara de açúcar
2 xícaras de araruta
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de fermento
2 ovos
1 pitada de sal
- Misture o açúcar com a manteiga. Acrescente uma pitada de sal, o fubá, a araruta, o fermento e, por último, os ovos. Amasse bem, faça os biscoitinhos e leve para assar.
domingo, 22 de junho de 2008
Biscoitos Decorados

Receita do programa Mais Você
Convidada: Renata Karan
Ingredientes
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 3/4 xícara (chá) de leite
- 1/2 xícara (chá) de chocolate em pó peneirado
- 6 colheres (sopa-rasas) de manteiga sem sal derretida (90g)
- 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
- 1 colher (chá) de essência de baunilha
- 1/4 colher (chá) de sal
- 1 ovo grande
Numa tigela grande, misture bem todos os ingredientes, utilizando um batedor, até obter uma massa homogênea (líquido grosso).
Coloque a massa com 1 colher (sobremesa-rasa) distante cerca de 3 cm uma da outra (para crescer quando assar).
Leve para assar em forno pré-aquecido a 175°C por aproximadamente 14 minutos.
Rendimento: 55 unidades
quinta-feira, 19 de junho de 2008
Brevidade

Ahh, as brevidades de minha avó Sebastiana... Feitas em forno a lenha, em latinhas de goiabada, marmelada, etc., estes biscoitos (bolos?) hoje fazem parte de minhas mais ternas lembranças de meus tempos de menina, lá no interior de Goiás. Bons tempos...
Ingredientes
4 chávenas de açúcar
4 chávenas de polvilho
7 ovos
1 colher de sopa de fermento em pó
Casca de limão
Preparo
Amasse bem todos os ingredientes e leve para assar.
* Claro que não é necessário assar estes pães em latinhas de marmelada (veja a sugestão na foto acima). Minha avó o fazia porque na época eram muitos filhos e o dinheiro era curto para comprar muitas coisas, incluindo tabuleiros industrializados para assar bolos, doces, etc.. Se bem que eu suspeito que nenhuma fôrma desse mundo irá fazer com que estes pães tenham o mesmo sabor maravilhoso que os de minha avó tinham. Saudades dela. Muitas saudades...
Biscoitinhos Beijo de Freira
sábado, 24 de maio de 2008
Biscoitos Judite
Esses biscoitos são deliciosos, especialmente enquantoainda quentinhos e acompanhados de um belo doce de leite!
Ingredientes
4 copos de polvilho
2 copos de banha, bem rasos (substitua por óleo vegetal se quiser)
1 copo de água
1 colher de sal
Modo de Fazer
Ferva a banha como a água e o sal e escalde o
polvilho com essa mistura. Deixe esfriar,
amasse bem e depois vá colocando ovos até
dar o ponto de espremer. Coloque porções
da massa em um saquinho de plástico
(com furo pequeno), vá espremendo em
um tabuleiro e leve a assar em seguida.
* Foto: Rainhas do Lar
polvilho com essa mistura. Deixe esfriar,
amasse bem e depois vá colocando ovos até
dar o ponto de espremer. Coloque porções
da massa em um saquinho de plástico
(com furo pequeno), vá espremendo em
um tabuleiro e leve a assar em seguida.
- • Categoria: Lanches
- • Comida: Brasileira
Assinar:
Postagens (Atom)
